Sob o lema "O momento de fazer a diferença é agora", esta sessão têm como objetivo apresentar os projetos dos Leigos para o Desenvolvimento, traçar o perfil do voluntário e o plano de formação para a missão.

Em 16.10.2019 | 21:00

Os SASUE, continuando a promover ações de simplificação de procedimentos, disponibilizam a partir deste ano letivo a aquisição e reserva de senhas de refeição no SIIUE.

Já estão disponíveis os resultados da 3.ª fase de seriação de candidaturas ao Concurso para Ingresso em Doutoramentos, Mestrados e Pós-Graduações, na Universidade de Évora para 2019/2020.

Em 10.09.2019

De 9 de setembro a 3 de outubro de 2019, decorre o período para alteração de inscrições para 2019/2020, bem como os prazo de inscrição em unidades extra-curriculares e melhoria de nota.

No periodo de 12 a 30 de agosto o horário de atendimento presencial nos SAC será das 9:30 às 14:00.

 

A Fundação Joana Vasconcelos atribui a Bolsa Joana Vasconcelos a estudantes da Universidade de Évora. Candidaturas até 30 de outubro.

De 01.09.2019 a 30.10.2019
Mai.16.2019 / Out.31.2019
Pedidos de Regimes Especiais de frequência e/ou de Propinas
Jul.12.2019 / Out.31.2019
Pedidos de Regimes Especiais de frequência e/ou de Propinas
Set.01.2019 / Out.31.2019
Pedidos de anulação de matrícula e inscrição
Set.01.2019 / Nov.15.2019
Entrega dos Projetos de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio
Set.01.2019 / Jul.15.2020
Entrega do Projeto de Tese de Doutoramento
Jan.02.2020 / Jan.04.2020
Preparação para avaliações (Semestre Ímpar)

Apresentação

Nome: Anatomia e Histologia Vegetal
Código: BIO12346L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Serviço Docente

Informação disponível do ano lectivo 2018/2019
Biologia (cód: 641)
semestre docente
Par Luiz Carlos Gazarini (responsável)

Informação Académica

Neste ponto é disponibilizada toda a informação relacionada com o percurso académico dos alunos da Universidade de Évora. Constitui uma forma rápida e simplificada de aceder a informação sobre candidaturas, matrículas e inscrições, propinas, taxas e emolumentos, regulamentos, calendário escolar, provas públicas, certificação e suplemento ao diploma, prémios e bolsas e ainda obter diversos tipos de formulários.

Guias e FAQs

Com o objetivo de auxiliar o estudante, são aqui disponibilizados diversos Guias e FAQs de apoio aos diversos procedimentos académicos

Candidaturas

   

CANDIDATURAS 2019/2020

Nos termos do Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso na Universidade de Évora , as Candidaturas deverão ser efetuadas on-line, através do Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIIUE) , nos prazos estipulados no Calendário das Candidaturas de Acesso e ingresso na Universidade de Évora em 2019/20 .

Ao aceder ao SIIUE para registo da candidatura no concurso/regime pretendido, o candidato será redirecionado para uma página na internet onde terá de efetuar o registo de candidato  (nome, endereço de correio eletrónico, nº de identificação e uma password  à sua escolha). Após esse registo (ver Guia de Registo de novo Utilizador ) receberá uma notificação no endereço de correio eletrónico indicado, com vista à validação das credenciais de registo de utilizador do SIIUE  (nome de utilizador  e palavra-passe ).

Com a validação deste registo o candidato (inclusive para estudantes da Universidade de Évora que pretendam efetuar candidatura a outro curso/ciclo de estudos) poderá então autenticar-se no SIIUE e efetuar a candidatura.

Documentação

A candidatura deverá ser instruída com os documentos estipulados para cada um dos concursos/regimes, os quais devem ser digitalizados (em formato pdf ou jpg) e inseridos on-line na respetiva candidatura.
No caso de serem submetidos documentos com habilitações que não correspondam à escala numérica de 0-20, a conversão de escala será efetuada de acordo com as regras estipuladas no artº7º do Regulamento de Candidaturas de Acesso e Ingresso na Universidade de Évora ,, devendo o candidato entregar documento emitido pela Instituição de origem das habilitações com a escala utilizada nessa Instituição e com identificação do primeiro escalão positivo.

Autenticação de documentação

Os documentos respeitantes a habilitações não conferidas pela UÉ, necessários para instruir a candidatura, nos termos estipulados para cada um dos concursos/regime, estão sujeitos a autenticação no caso de efetivar matrícula, a qual poderá ser efetuada através de:
a) Apresentação de documentos originais e respetivas cópias simples, no Balcão de Atendimento dos Serviços Académicos da UÉ, procedendo os Serviços à autenticação da cópia, devolvendo os originais;
b) Anexando à candidatura, ou enviando por correio, o documento autenticado pelas instituições certificadas para tal (CTT, Notários, Advogados, Solicitadores, Conservatórias, Juntas de Freguesia, Câmaras de Comércio e Indústria), de acordo com Decreto-Lei n.º 28/2000, de 13 de março;
c) No caso de habilitações estrangeiras, com exceção das obtidas em países da União Europeia, para além da autenticação das cópias descritas anteriormente, é necessário a autenticação pela embaixada ou consulado português no país de origem das habilitações ou mediante aposição da Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização dos Atos Públicos Estrangeiros, de 5 de outubro de 1961.

No caso de colocação e efetivação de matrícula (ficando o estudante inscrito nas unidades curriculares obrigatórias sendo considerado devedor de propinas) deverá o estudante apresentar nos Serviços Académicos documento de identificação e o Visto de estudante (quando aplicável).

A autenticação dos documentos e a apresentação do documento de identificação e visto (se aplicável) referida no número anterior tem de ser efetuada até 31 de dezembro do ano letivo em que ingressa. O estudante que não efetue a autenticação não poderá efetuar, após esse prazo, qualquer ato curricular (pedido de creditação, inscrição em unidades curriculares, entrega de proposta de projeto, etc.). Até que efetive o referido procedimento, não será emitido qualquer comprovativo de matrícula, certificado de aproveitamento ou documento de certificação.

Após conclusão da candidatura, o candidato deverá aceder ao SIIUE, através das credenciais com as quais submeteu a candidatura, para consulta de todas as notificações respeitares à sua candidatura nomeadamente:

  • Visualizar os emolumentos e informação sobre o procedimento para proceder ao pagamento dos mesmos
  • Visualizar o estado da candidatura após a submissão e o resultado da seriação da mesma.

A candidatura apenas poderá ser analisada e validada após pagamento dos emolumentos nos prazos estabelecidos (3 dias após o envio de notificação para pagamento), caso sejam devidos no âmbito do concurso a que se candidata.

No caso de não validação da candidatura , o candidato será notificado de tal, devendo aceder on-line à sua candidatura para introduzir os documentos ou informação em falta na mesma. O candidato terá de submeter novamente a candidatura com os documentos ou informação em falta no prazo máximo de 24 horas após notificação. No caso de não o efetuar neste prazo ou não introduzir os documentos em falta, a candidatura não será considerada na seriação.

Serão excluídos do processo de candidatura os requerentes que prestem falsas declarações, não sendo devido o reembolso de taxas.

Matrículas e Inscrições

A matrícula é o ato pelo qual o estudante se vincula à Universidade, adquire a qualidade de estudante e o direito à inscrição num dos seus cursos.

A inscrição em frequência é o ato que faculta ao estudante a frequência  das unidades curriculares de um curso.

Unidades Extra-curriculares

A inscrição em unidades extracurriculares é regulado pelo Regulamento Académico da Universidade de Évora , (não dispensando esta informação a consulta do respetivo Regulamento) devendo ser realizada através do Gesdoc, com a entrega do Modelo I-004 (No caso da existência de limite de inscrição na UC a afetação das vagas será efetuada por ordem de submissão do pedido no GESDOC, devidamente instruído)

O estudante matriculado e inscrito num ciclo de estudos da UÉ pode inscrever-se em UC, do mesmo grau ou de grau diferente, ficando sujeito às condições seguintes no caso de UC de ciclos de estudos subsequentes :

a)  Estudantes de 1.º ciclo podem inscrever-se em UC de 2.ºciclo, desde que tenham 60 ou menos ECTS em falta para conclusão do 1.º ciclo;

b)  Estudantes de 2.º ciclo com duração de 4 semestres ou MI podem inscrever-se em UC de 3.º ciclo, desde que tenham 60 ou menos ECTS em falta para conclusão do curso;

c) Estudantes de 2.º ciclo com duração de 3 semestres podem inscrever-se em UC de 3.º ciclo, desde que tenham 30 ou menos ECTS em falta para conclusão do curso

A inscrição em unidades extracurriculares pressupõe a inscrição em pelo menos uma UC do curso em que o estudante está matriculado e não serão contabilizadas na atribuição de diploma ou de grau académico nem para o aproveitamento escolar, nem para candidatura a bolsa de estudo ou de mérito.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 65/2018 , de 16 de agosto:

  • as uc´s isoladas ou as extra-curriculares do mesmo ciclo de estudos, apenas podem ser creditadas até um limite máximo de 50% do total de ECTS da licenciatura ou do número de ECTS da componente curricular do mestrado ou do doutoramento.
  • cada estudante pode inscrever-se a um número máximo de 60 créditos acumulados em uc´s isoladas ou extra-curriculares do mesmo ciclo de estudos ao longo do seu percurso académico.

No caso de frequentar extra-curriculares de ciclos de estudos subsequentes (estudante de 1º ciclo a frequentar extra-curriculares de 2º ciclo), ao abrigo do art.º 46.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de Agosto, as UC´s em que obtenha aproveitamento serão creditadas em caso de inscrição do estudante no ciclo de estudos em causa, sem se aplicar o limite acima referido.

Nos termos do RAUÉ, o estudante poderá inscrever-se a um máximo de 72 ECTS por ano letivo, desde que não exceda 42 ECTS em nenhum dos semestres, quer a inscrição seja em UC do plano de estudos do curso em que está matriculado ou em UC extracurriculares. 

Prazos:

1ª fase (para UCs de semestre ímpar e par): de  9/set a 3/out/2019

2ª fase (para UCs de semestre par):  de 3 a 21/fev/2020

 

Lista de UCs disponíveis

Consulte a lista de unidades curriculares, listadas por curso ou  por departamento, que estão disponíveis para inscrição de tipo extracurricular :

Inscrição em UC's Isoladas

Um dos objetivos principais do Espaço Europeu de Ensino Superior é a criação de uma Europa do conhecimento em que a intervenção das Instituições de Ensino Superior seja determinante para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com consequente reforço da coesão social. Para atingir este objetivo, as Instituições de Ensino Superior têm um papel importante quer na atribuição de graus académicos 'convencionais', quer na criação de cursos próprios direcionados para o meio em que se inserem e capazes de contribuir para uma efetiva formação contínua dos cidadãos, para a reciclagem de profissionais, a modernização e atualização dos seus próprios alunos e ex-alunos e ainda a difusão cultural e científica.

É considerado estudante externo  qualquer cidadão que se inscreva nas Unidades Curriculares  ou Módulos   oferecidos anualmente para esse efeito pela Universidade de Évora.

Consulte AQUI mais informações sobre a Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas.

Propinas

Nos termos do Regulamento de Propinas em vigor, o valor das propinas é independente do número do número de unidades curriculares em que o estudante se encontre inscrito e do número de ECTS obtido em creditação.

Propinas 2018/2019

O montante de propinas a pagar por curso, pela inscrição em tese, dissertação/trabalho projeto ou estágio (D/T/E) ou em unidades curriculares no ano letivo 2018/2019, está definida no Despacho de Fixação de Propinas - Despacho nº33/2018 -, 

Prazos de pagamento de propinas 2018/2019

Pode efetuar o pagamento das propinas nos seguintes prazos:

  • Na totalidade no período da 1.ª prestação (com um desconto de 10%, desde que não usufrua de qualquer regime especial de propinas)
  • Em 7 prestações:
    • 1.ª prestação até 30 de setembro de 2018
    • 2.ª prestação até 30 de novembro de 2018
    • 3.ª prestação até 31 de dezembro de 2018
    • 4.ª prestação até 31 de janeiro de 2019
    • 5.ª prestação até 31 de março de 2019
    • 6.ª prestação até 30 de abril de 2019
    • 7.ª prestação até 31 de maio de 2019

Propinas 2019/2020

O montante de propinas a pagar por curso, pela inscrição em tese, dissertação/trabalho projeto ou estágio (D/T/E) ou em unidades curriculares no ano letivo 2019/2020, está definida no Despacho de Fixação de Propinas - Despacho nº9/2019 -, 

Prazos de pagamento de propinas 2019/2020

Pode efetuar o pagamento das propinas nos seguintes prazos:

  • Na totalidade no período da 1.ª prestação
  • Em 8 prestações:
    • 1.ª prestação até 30 de setembro de 2019
    • 2.ª prestação até 30 de novembro de 2019
    • 3.ª prestação até 31 de dezembro de 2019
    • 4.ª prestação até 31 de janeiro de 2020
    • 5ª prestação até 28 de fevereiro de 2020
    • 6.ª prestação até 31 de março de 2020
    • 7.ª prestação até 30 de abril de 2020
    • 8.ª prestação até 31 de maio de 2020

Incentivos a estudantes internacionais:

Todos os estudantes com estatuto de estudante internacional poderão usufruir de bolsa de mérito ou bolsa de cooperação e desenvolvimento, a qual reverterá para o valor da propina devido. Mais informação consulte Bolsas da UÉ para Estudantes Internacionais.

Os valores e a nota mínima de  mérito por grau constam no Despacho Reitoral nº10/2019.

Formas de pagamento de propinas

O pagamento pode ser efetuado utilizando:

  • a rede de Caixas Automáticas Multibanco ou processo equivalente através do Homebanking/Internet;
  • presencialmente na tesouraria sita nos Serviços Académicos;
  • via Paypal. Esta forma de pagamento é bastante simples, segura e eficiente tendo como grande vantagem, o facto da transação ficar validada no SIIUE imediatamente após o pagamento. Para usar este serviço deverá possuir uma conta Paypal . A criação desta conta é gratuita. 

A informação necessária para proceder ao respetivo pagamento, está disponível no SIIUE, podendo consultar o Guia de Valores em Pagamento.

     

Perguntas Frequentes

Consultar aqui as perguntas frequentes relativamente a propinas.

Creditação

Para efeitos do disposto no Despacho n.º 90/2019  entende-se por:

"Creditação de formação ", a creditação atribuída à:

a) formação realizada no âmbito do sistema de ensino superior português ou estrangeiro (formação académica), em:

  • Ciclos de estudo
  • Curso Técnico Superior Profissional
  • UC isoladas e/ou extracurriculares do ciclo de estudos do estudante ou de ciclos de estudo antecedentes
  • UC extracurriculares de ciclo de estudos subsequentes
  • Cursos não conferentes de grau
  • Cursos de Especialização Tecnológica

b)   Outras formações realizadas fora do âmbito do ensino superior

"Creditação de experiência profissional ", a creditação atribuída pela experiência desempenho profissional ou científica.

A creditação traduz-se na atribuição e ECTS para efeitos de frequência de um curso e obtenção do correspondente grau na Universidade de Évora. No caso de mudanças de curso ou transferências e de anulação de matrícula a creditação obtida é inválida.

Dissertações de Mestrado/Mestrado Integrado

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre contempla para além da parte curricular do mestrado, denominada curso de mestrado, uma dissertação de natureza científica ou um trabalho projeto, originais e especialmente realizados para este fim, podendo ainda consistir num estágio de natureza profissional objeto de relatório final. A possibilidade de elaboração de dissertação, trabalho projeto ou estágio está definido no plano de estudos do respetivo Mestrado.

Prática de Ensino Supervisionada

Os alunos de cursos de 2.º Ciclo - Mestrados que conferem habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário, têm de realizar a Prática de Ensino Supervisionada.

A Prática de Ensino Supervisionada  (PES) constitui-se como uma componente de formação integradora da formação educacional geral, das didáticas específicas, da formação cultural, social e ética, da formação em metodologias de investigação educacional e da formação na área da docência, que visa o desenvolvimento pessoal e profissional do futuro/a docente, através da iniciação da prática profissional num determinado domínio de habilitação para a docência. 

Teses de Doutoramento

Para obtenção do grau de doutor, todos os estudantes têm de ter aprovação nas provas públicas de defesa da uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade.

Em alternativa, em condições de exigência equivalentes e tendo igualmente em consideração a natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, a tese pode assumir o formato de:

  • Compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação já objeto de publicação em revistas com comités de seleção de reconhecido mérito internacional, realizados no contexto do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor.
  • No domínio das artes, por uma obra ou conjunto de obras ou realizações com carácter inovador, realizados no contexto do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, acompanhada de fundamentação escrita que explicite o processo de conceção e elaboração, demonstre a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.

Provas de Agregação

Os processos académicos referentes a provas de Agregação pautam-se pelos procedimentos constantes do manual de procedimentos anexo à Circular n.º 2/2009

   

Documentos adicionais:

Minuta de Requerimento de Admissão a Provas de Agregação

Legislação  (Decreto-Lei n.º 239/2007 Atribuição do Título Académico de Agregado)

Provas para Obtenção de Título de Especialista

     

A atribuição do Titulo de Especialista rege-se pela seguinte regulmentação: 

     - Ordem de Serviço no 4/2010, de 6 de abril - Regulamento para a Atribuição do Título de Especialista 

     - Decreto lei nº 206/2009 de 31 de agosto e a OS/4/2010 de 6 de abril   

   

Quem pode requerer a atribuição do título de especialista?

Pode requerer a atribuição do título de especialista quem satisfaça, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Deter formação inicial superior e, no mínimo, 10 anos de experiência profissional no âmbito da área para que são requeridas as provas;

b) Deter um currículo profissional de qualidade e relevância comprovadas para o exercício da profissão na área em causa.

   

Como formalizar a Candidatura?

A candidatura deve ser formalizada junto dos Serviços Académicos da Universidade de Évora

Os candidatos à atribuição do título de especialista devem apresentar a seguinte documentação:

  • Requerimento do candidato (impresso T-012)
  • 1 Exemplar do currículo, com a indicação do percurso profissional, das obras e trabalhos efetuados e, quando seja o caso, das atividades científicas, tecnológicas e pedagógicas desenvolvidas.
  • 1 Exemplar do trabalho de natureza profissional na área das provas para apresentação, apreciação crítica e discussão.
  • 1 Exemplar de cada uma das obras mencionadas no currículo que o candidato considere relevante.
  • 1 Exemplar do currículo e do trabalho de natureza profissional em formato digital.
  • Fotocópia de Diploma do Curso de Especialização em Enfermagem e Termo de Equivalência ao Diploma de Estudo Superiores
  • Especializados em Enfermagem;
  • Fotocópia da Cédula Profissional; - Declaração de tempo de serviço;
  • Cópia do certificado de habilitações. 

Bolsas e Prémios

A Universidade de Évora procura incentivar e valorizar o mérito e a excelência dos seus alunos, atribuindo anualmente diversas bolsas e prémios aos alunos que se distinguem no seu aproveitamento.

Certificação

Os Estudantes podem solicitar aos Serviços Académicos a emissão de documentos que certifiquem a formação obtida e/ou a sua situação académica.

Num esforço conjunto com vista à melhoria contínua dos serviços prestados, os Serviços Académicos e os Serviços Informática têm implementado e disponibilizado aos estudantes da Universidade de Évora a possibilidade de efetuarem os pedidos de documentos on-line - através do SIIUE - , de forma rápida, fácil e cómoda. Neste momento apenas o Diploma de GrauCertificado  de Aprovações ou Certificado de Habilitações  estão disponíveis para serem requeridos online, mas brevemente outros tipos de pedidos serão disponibilizados.

     

Emolumentos:

Alguns documentos terão de ser pagos, de acordo com o estipulado na Tabela de Emolumentos em vigor.
 

Quando houver lugar a algum pagamento, o mesmo pode ser efetuado utilizando:

  • a rede de Caixas Automáticas Multibanco ou processo equivalente através do Homebanking/Internet 
  • presencialmente na tesouraria sita nos Serviços Académicos;
  • via Paypal. Esta forma de pagamento é bastante simples, segura e eficiente tendo como grande vantagem, o facto da transação ficar validada no SIIUE imediatamente após o pagamento. Para usar este serviço deverá possuir uma conta Paypal  . A criação desta conta é gratuita. 

A informação necessária para proceder ao respetivo pagamento, está disponível no SIIUE , podendo consultar o Guia de Valores em Pagamento .

     

Documentos Emitidos:

Reconhecimento de Graus Académicos Superiores Estrangeiros

RECONHECIMENTO DE GRAUS ACADÉMICOS E DIPLOMAS DE ENSINO SUPERIOR ATRIBUÍDOS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTRANGEIRAS

O Reconhecimento é “o ato através do qual se atribui a um grau académico ou diploma de ensino superior estrangeiro a totalidade dos direitos inerentes à titularidade do grau académico ou diploma de ensino superior português correspondente.”

Em Portugal, o reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras é regulado pelo Decreto-Lei nº 66/2018  e regulamentado pela Portaria nº 33/2019 . Estes dois diplomas revogam: Decreto-Lei nº 283/83, Decreto-Lei nº. 341/2007, Portaria nº 1071/83, Portaria nº 29/2008 e Portaria nº 227/2017.

Antes de Submeter um pedido de reconhecimento de habilitações estrangeiras à Universidade de Évora deverá consultar o  Despacho nº 71/2019 - Regulamento de Concessão de Reconhecimentos de Graus e Diplomas de Ensino Superior Estrangeiros da Universidade de Évora , publicado no Diário da Republica, 2.ª Série, 152 de 9 de agosto.

Existem três tipos de reconhecimento abrangidos pela legislação em vigor:

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO

RECONHECIMENTO DE NÍVEL

RECONHECIMENTO ESPECÍFICO

Antes de avançar clique aqui para identificar o tipo de reconhecimento que deve requerer.

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO

«Reconhecimento automático, o ato que permite reconhecer genericamente um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de licenciado, mestre e doutor ou de diploma de técnico superior profissional, que conste do elenco de graus e diplomas fixado pela comissão de reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros».

Para o reconhecimento automático verifique

ONDE E COMO REQUERER

Este reconhecimento pode ser requerido em qualquer Instituição de Ensino Superior Pública Portuguesa, desde que esta ofereça o grau que pretende reconhecer, e ainda na Direção-Geral do Ensino Superior, em Lisboa.

O requerente deve solicitar este reconhecimento através do preenchimento do seguinte formulário online  (https://www.dges.gov.pt/recon/formulari o )

DOCUMENTOS A APRESENTAR

De acordo com o n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, deve apresentar um documento que comprove de forma inequívoca que o grau ou diploma foi atribuído, nomeadamente um  dos seguintes documentos:

  • Cópia do Diploma ou de documento emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento, autenticada pelas autoridades competentes para o efeito;
  • Cópia simples de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira em que conste número de registo de grau ou diploma, no caso das instituições de ensino superior estrangeiras que disponham de registos centralizados passíveis de consulta pública através de identificador único;
  • Diploma ou certificado emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira, em versão original, comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento.

Se para além do reconhecimento pretender a Conversão da Classificação Final para a Escala Portuguesa  deve ainda apresentar:

  • Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira com indicação da classificação final atribuída ao grau académico ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento.

Se o grau que pretende reconhecer for um grau de Mestre ou Doutor , deve apresentar também:

  • Para um grau ao nível de mestre, uma cópia digital ou digitalizada da dissertação defendida ou do trabalho de projeto, ou do relatório de estágio;
  • Para um grau nível de doutor, uma cópia digital ou digitalizada da tese defendida, excetuando quando esta tenha sido substituída por outros trabalhos de investigação, obras ou realizações artísticas, caso em que devem ser entregues em formato digital ou digitalizado os elementos apropriados para conhecer o teor da investigação realizada e as fundamentações que explicitem o processo de conceção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.

Nota importante:  A Universidade de Évora exige que toda a documentação emitida por instituições de ensino superior estrangeiras esteja reconhecida pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de Apostila nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (Convenção de Haia).

PRAZOS E EMOLUMENTOS

Este procedimento é realizado no prazo máximo de 30 dias úteis a contar da data da receção do requerimento devidamente instruído (*).

O valor dos emolumentos pagos não são reembolsáveis.

Consulte a Tabela de Emolumentos.

(*) Considera-se que o requerimento está devidamente instruído após confirmação da receção do pagamento dos emolumentos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Toda a documentação entregue para a instrução do processo, emitida pela instituição de ensino superior estrangeira, que se encontre redigida numa língua estrangeira que não o espanhol, francês e inglês, deve estar acompanhada da respetiva tradução para português, devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

A certificação acima descrita incide sobre o conteúdo da tradução e não apenas sobre as assinaturas dos intervenientes nos atos em causa.

RECONHECIMENTO DE NÍVEL

«Reconhecimento de nível, o ato que permite reconhecer por comparabilidade, de forma individualizada, um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro como tendo um nível correspondente a um grau académico ou diploma de ensino superior português».

ONDE E COMO REQUERER

Este reconhecimento pode ser requerido em qualquer Instituição de Ensino Superior Pública Portuguesa, desde que esta ofereça o grau que pretende reconhecer.

O requerente deve solicitar este reconhecimento através do preenchimento do seguinte formulário online .

DOCUMENTOS A APRESENTAR

De acordo com o n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, deve apresentar um documento que comprove de forma inequívoca que o grau ou diploma foi atribuído, nomeadamente um  dos seguintes documentos:

  • Cópia do Diploma ou de documento emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento, autenticada pelas autoridades competentes para o efeito;
  • Cópia simples de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira em que conste número de registo de grau ou diploma, no caso das instituições de ensino superior estrangeiras que disponham de registos centralizados passíveis de consulta pública através de identificador único;
  • Diploma ou certificado emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira, em versão original, comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento.

Deverá ainda apresentar a seguinte documentação específica:

  • Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira onde constem as unidades curriculares em que o requerente obteve aprovação, e que conduziram à obtenção do grau ou diploma a que solicita reconhecimento;
  • Conteúdos programáticos de todas as unidades curriculares frequentadas no âmbito do ciclo de estudos;
  • Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira onde esteja mencionada a duração dos estudos conducentes à obtenção do grau.

Se para além do reconhecimento pretender a Conversão da Classificação Final para a Escala Portuguesa  deve ainda apresentar:

  • Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira com indicação da classificação final atribuída ao grau académico ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento.

Se o grau que pretende reconhecer for um grau de Mestre ou Doutor , deve apresentar também:

  • Para um grau ao nível de mestre, uma cópia digital ou digitalizada da dissertação defendida ou do trabalho de projeto, ou do relatório de estágio;
  • Para um grau nível de doutor, uma cópia digital ou digitalizada da tese defendida, excetuando quando esta tenha sido substituída por outros trabalhos de investigação, obras ou realizações artísticas, caso em que devem ser entregues em formato digital ou digitalizado os elementos apropriados para conhecer o teor da investigação realizada e as fundamentações que explicitem o processo de conceção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.

Nota importante:  A Universidade de Évora exige que toda a documentação emitida por instituições de ensino superior estrangeiras esteja reconhecida pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de Apostila nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (Convenção de Haia).

PRAZOS E EMOLUMENTOS

Este procedimento é realizado no prazo máximo de 90 dias úteis a contar da data da receção do requerimento devidamente instruído (*).

Se o reconhecimento de nível for baseado em precedência o prazo máximo será de 30 dias úteis a contar da data da receção do requerimento devidamente instruído (*).

O valor dos emolumentos pagos não são reembolsáveis.

Consulte a Tabela de Emolumentos.

(*) Considera-se que o requerimento está devidamente instruído após confirmação da receção do pagamento dos emolumentos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Toda a documentação entregue para a instrução do processo, emitida pela instituição de ensino superior estrangeira, que se encontre redigida numa língua estrangeira que não o espanhol, francês e inglês, deve estar acompanhada da respetiva tradução para português, devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

Os trabalhos de projeto, relatórios de estágio, dissertações, teses e fundamentações que se encontrem redigidos em qualquer língua estrangeira pode a entidade competente para o reconhecimento, solicitar a entrega de tradução para português, devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

A certificação acima descrita incide sobre o conteúdo da tradução e não apenas sobre as assinaturas dos intervenientes nos atos em causa.

 

RECONHECIMENTO ESPECÍFICO

«Reconhecimento específico, o ato que permite reconhecer um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau académico ou diploma de ensino superior português, através de uma análise casuística do nível, duração e conteúdo programático, numa determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade».

ONDE E COMO REQUERER

Este reconhecimento pode ser requerido em qualquer Instituição de Ensino Superior Pública Portuguesa, desde que esta ofereça o grau que pretende reconhecer.

O requerente deve solicitar este reconhecimento através do preenchimento do seguinte formulário online .

DOCUMENTOS A APRESENTAR

De acordo com o n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, deve apresentar um documento que comprove de forma inequívoca que o grau ou diploma foi atribuído, nomeadamente um  dos seguintes documentos:

  • Cópia do Diploma ou de documento emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento, autenticada pelas autoridades competentes para o efeito;
  • Cópia simples de documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira em que conste número de registo de grau ou diploma, no caso das instituições de ensino superior estrangeiras que disponham de registos centralizados passíveis de consulta pública através de identificador único;
  • Diploma ou certificado emitido pela instituição de ensino superior  estrangeira, em versão original, comprovativo da titularidade do grau ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento.

Deverá ainda apresentar a seguinte documentação específica:

  • Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira onde constem as unidades curriculares em que o requerente obteve aprovação, e que conduziram à obtenção do grau ou diploma a que solicita reconhecimento;
  • Conteúdos programáticos de todas as unidades curriculares frequentadas no âmbito do ciclo de estudos;
  • Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira onde esteja mencionada a duração dos estudos conducentes à obtenção do grau;
  • Documento emitido pela instituição de ensino superior estrangeira com indicação da classificação final atribuída ao grau académico ou diploma para o qual é requerido o reconhecimento.

Se o grau que pretende reconhecer for um grau de Mestre ou Doutor , deve apresentar também:

  • Para um grau ao nível de mestre, uma cópia digital ou digitalizada da dissertação defendida ou do trabalho de projeto, ou do relatório de estágio;
  • Para um grau nível de doutor, uma cópia digital ou digitalizada da tese defendida, excetuando quando esta tenha sido substituída por outros trabalhos de investigação, obras ou realizações artísticas, caso em que devem ser entregues em formato digital ou digitalizado os elementos apropriados para conhecer o teor da investigação realizada e as fundamentações que explicitem o processo de conceção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.

Nota importante:  A Universidade de Évora exige que toda a documentação emitida por instituições de ensino superior estrangeiras esteja reconhecida pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de Apostila nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (Convenção de Haia).

PRAZOS E EMOLUMENTOS

Este procedimento é realizado no prazo máximo de 90 dias úteis a contar da data da receção do requerimento devidamente instruído (*).

O valor dos emolumentos pagos não são reembolsáveis.

Consulte a Tabela de Emolumentos.

(*) Considera-se que o requerimento está devidamente instruído após confirmação da receção do pagamento dos emolumentos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Toda a documentação entregue para a instrução do processo, emitida pela instituição de ensino superior estrangeira, que se encontre redigida numa língua estrangeira que não o espanhol, francês e inglês, deve estar acompanhada da respetiva tradução para português, devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

Os trabalhos de projeto, relatórios de estágio, dissertações, teses e fundamentações que se encontrem redigidos em qualquer língua estrangeira pode a entidade competente para o reconhecimento, solicitar a entrega de tradução para português, devidamente certificada pelas autoridades competentes para o efeito.

A certificação acima descrita incide sobre o conteúdo da tradução e não apenas sobre as assinaturas dos intervenientes nos atos em causa.

Impressos e Legislação

Numa estratégia de agilização dos procedimentos administrativos, que permita um melhor e mais rápido atendimento aos utentes, procedemos à disponibilização electrónica dos formulários e impressos para requisição de certidões, de comprovativos ou de candidatura.

A consulta da legislação, em particular, dos documentos internos publicados na UE, é de suma importância para toda a comunidade académica. Antes de qualquer ato, consulte atentamente a LEI / REGULAMENTO correspondente.

Requerimentos Eletrónicos

Como forma de agilizar e simplificar o contacto entre os alunos e a Universidade de Évora, procedemos à disponibilização eletrónica dos “Requerimentos Genéricos” possibilitando assim que os alunos de todos os ciclos de estudos possam fazer on-line requerimentos relacionados com os seus processos académicos.

Para tal, deve aceder ao GESDOC  (Sistema de Gestão Documental da Universidade de Évora), com o seu nome de utilizador e palava-passe habituais (os mesmos dados que utiliza no acesso ao SIIUE, Moodle, etc.), e escolher a opção “Requerimentos - Novo ”.

Serviços Académicos

Os Serviços Académicos constituem uma direção de serviços e desenvolvem a sua ação nos domínios pedagógico-administrativo, da vida escolar dos alunos, da concessão de graus e títulos académicos, assegurando a gestão académica dos processos de ensino-aprendizagem e prestando uma assessoria de qualidade em todas as matérias conexas.

No âmbito da Monitorização da Qualidade dos Serviços Académicos, consulte o relatório de auscultação da opinião dos estudantes . 2014|2015

Mobilidade

A Mobilidade é uma constante nas novas políticas do Ensino Superior, reporta a um sinónimo de Progresso, inovação, criatividade e competitividade.

O seu objetivo primordial passa pelo alargamento dos horizontes, retirando as fronteiras e barreiras para uma educação global, tanto no contexto Nacional como Internacional, criando uma diversidade cultural, baseada na troca de valores, conhecimentos e experiências, levando à emergência de pessoal altamente qualificado.

Os Serviços de Ciência e Cooperação através do Gabinete de Apoio à Mobilidade (SCC) gerem os Programas de Mobilidade entre outras funções, permitindo a alunos, docentes, diplomados e não docentes, uma abertura de horizontes no contexto educacional e profissional.

 

Contactos

Serviços Académicos
Gabinete de Apoio à Mobilidade

Informação da Equipa

Edifício de Sto. Agostinho
Rua Duques de Cadaval 7000-810 Évora
Email : mobilidade@sac.uevora.pt
Telefone : (+351) 266 760 220

Apoio ao Estudante

E porque ser estudante universitário não se resume à frequência das aulas e à realização de provas de avaliação, a Universidade de Évora encontra-se dotada com um conjunto de estruturas que apoiam o aluno na sua vida académica e sócio cultural.

Gabinete de Apoio ao Estudante

Ao Gabinete de Apoio ao Estudante, nos Serviços Académicos da Universidade de Évora, compete coordenar e exercer competências específicas no âmbito de projetos e ações que visem o acesso e ingresso de novos estudantes, a integração, acompanhamento e permanência dos estudantes na Universidade de Évora, nomeadamente:

  1. Colaborar na promoção e divulgação da oferta formativa da Universidade de Évora.
  2. Disponibilizar informação e acompanhar o processo de submissão de candidaturas para acesso e ingresso no Ensino Superior, através do regime geral de acesso no âmbito das atribuições do GAES;
  3. Garantir o acolhimento, integração e permanência dos estudantes na Universidade de Évora:
    • i) Assegurar a participação ativa no processo de acolhimento dos novos alunos e de estudantes estrangeiros, prestando-lhes todo o apoio e acompanhamento necessário à sua inserção na comunidade académica;
    • ii) Proporcionar orientação e apoio socioeducativo, em especial em áreas de integração e bem-estar social dos estudantes, apoiando e divulgando atividades culturais e de lazer adequadas aos seus interesses;
    • iii) Proporcionar aconselhamento psicológico e orientação para estratégias de estudo nos métodos de aprendizagem e sucesso escolar;
    • iv) Acompanhar e apurar as causas do incumprimento do pagamento de propinas e do abandono escolar, propondo medidas para mitigação e prevenção dessas situações;
    • v) Proporcionar medidas para fomentar o sucesso académico, através do estudo, analise e identificação dos casos de insucesso académico no termo de cada semestre e propondo medidas a implementar para acompanhamento dos casos identificados;
    • vi) Assegurar a gestão e divulgação do Programa de Ocupação de Estudantes a Tempo Parcial, garantindo a seleção, recrutamento, monitorização e informação aos alunos;
    • vii) Assegurar as participações e a gestão do seguro escolar, disponibilizando informação e esclarecimentos à Companhia de Seguros, aos estudantes e estruturas da Universidade de Évora;
    • viii) Assegurar o atendimento, no que respeita a questões relacionadas com as áreas de intervenção do Gabinete.
  4. Apoiar os estudantes com necessidades educativas especiais, através da sua inclusão no contexto académico, contribuindo para um ensino de qualidade, bem como da identificação de barreiras físicas, de comunicação e informação que obstem à integração social e escolar destes estudantes.

     

CONTACTOS
   e-mail:  atendimento@sac.uevora.pt  / gae@uevora.pt
   telefone:  +351 266 760 220
   Morada:  Edifício Santo Agostinho 
   Rua dos Duques de Cadaval 
   7000-883 Évora

   

ATENDIMENTO

Presencial: 

    Segundas, Quartas e Sextas : das 9:30 às 17:00
    Terças e Quintas: das 9:30 às 14:00 

    Nota: Existe ainda a possibilidade de atendimento presencial à Sexta-feira até às 19h mediante agendamento prévio (O agendamento deverá ser efetuado até ao final da quinta-feira anterior, através de e-mail para atendimento@sac.uevora.pt com o Assunto “Atendimento Presencial – Agendamento por marcação”

Telefónico: 

    De Segunda a Sexta : das 10:00 às 15:00

   

EQUIPA
   Suzete Rico (Coordenadora)
   Álvaro Mourinha
   Ana Luísa Alegria
   Olívia Matos

     

PROGRAMAS DE APOIO:

Provedor do Estudante

A Universidade de Évora tem um Provedor do Estudante, entidade independente e em regime de exclusividade, que tem por função a defesa e a promoção dos direitos e legítimos interesses dos Estudantes.

É designado pelo Conselho Geral e o seu mandato tem a duração de 4 anos.

(Artigo 7.º do Estatutos da Universidade de Évora – Despacho normativo n.º 10/2014, de 5 de agosto)

 

CONTACTOS:

Manuel Matos Marchante
provedorestudante@uevora.pt

Formulário de contacto

Apoio Social

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora (SAS) são um organismo de apoio aos estudantes que frequentam a Universidade de Évora, com o objetivo de promover a política de Ação Social Escolar definida no âmbito do Ensino Superior, que lhes permite conceder apoios sociais diretos aos estudantes socialmente desfavorecidos, deslocados ou portadores de deficiência e indiretos a todos os estudantes.

O apoio social direto efetiva-se com a atribuição de bolsas de estudo e auxílios de emergência concedido aos estudantes que não disponham de um nível mínimo adequado de recursos financeiros, sendo constituído por uma prestação pecuniária para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou a realização de um estágio profissional de carácter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo.

A atribuição destas bolsas visa promover a igualdade de oportunidades no sucesso escolar.

Os SASUE prestam ainda apoio indireto aos alunos da Universidade de Évora através do acesso ao serviço de alojamento, ao serviço de alimentação, serviços de saúde e serviços de lavandaria.

Alimentação

Uma das preocupações dos Serviços de Ação Social no âmbito da alimentação é a de fomentar, quer a qualidade, quer a diversidade, na oferta apresentada aos estudantes. Assim, têm sido vários os esforços desenvolvidos neste âmbito. Os SASUE são apoiados por uma empresa de Qualidade Alimentar, que elabora criteriosamente as ementas, garante a qualidade dos géneros utilizados e o cumprimento da legislação de HACCP tendo em vista a futura certificação de qualidade do Refeitório.

A oferta alimentar inclui, para além das 3 opções do Refeitório Verney (prato principal, dieta e opção vegetariana), o prato do dia do Snack-Bar Verney, toda a oferta do Bar Verney e também a ementa do Restaurante Cozinha do Cardeal, no Colégio Espírito Santo. Com o objetivo de em cada momento se saber as ementas em cada unidade, as mesmas são disponibilizadas on-line   e nas plataformas móveis.

A Universidade de Évora dispõe ainda de outras unidades de alimentação que se encontram concessionadas e que para além do serviço de bar oferecem um serviço de refeições sociais e outras: Bar e Refeitório da Mitra, Bar Escola Superior de Enfermagem, Bar do Colégio dos Leões, Bar do Colégio Pedro da Fonseca, Bar do Colégio Mateus d’Aranda.

A aquisição das senhas de refeição poderá ser efetuada em máquinas próprias para o efeito que se localizam no Colégio do Espírito Santo, no Colégio Luís Verney, no Colégio Pedro da Fonseca, no Colégio dos Leões e no Refeitório da Mitra.

Alojamento

Alojamento em Residências Universitárias

As residências universitárias dos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora destinam-se a alojamento de estudantes matriculados no ensino superior que frequentam a Universidade de Évora, tendo como prioridade no acesso ao alojamento os alunos bolseiros dos SASUE.

As residências universitárias devem proporcionar aos estudantes alojados condições de estudo e bem estar para facilitar a integração no meio académico e com vista ao seu sucesso escolar.

No âmbito de protocolos existentes nomeadamente no Programa de Mobilidade de Estudante, são reservado o número de camas indispensáveis para os respectivos estudantes estrangeiros.

A Divisão de alojamento reúne 7 residências universitárias com a capacidade para acondicionar 528 estudantes.

As várias residências encontram-se dispersas pela cidade, todas elas têm acesso fácil e relativamente rápido aos edifícios que compõem a universidade.

Todas as residências universitárias dispõem de salas de estudo, convívio e cozinhas devidamente equipadas, roupa de cama e atoalhados e acesso a rede wireless , serviços como limpeza de cozinhas e espaços comuns, lavandaria geral. 

Alojamento Privado

Uma vez que o número de vagas nas residências universitárias é limitado, existe a possibilidade de arrendar um quarto numa casa de família, ou um apartamento/casa mobilada que o estudante poderá compartilhar com colegas. O preço varia, de acordo com o número de quartos, localização e diversas condições de arrendamento.
A procura deste tipo de alojamento dependerá exclusivamente do estudante. De forma a facilitar essa procura, a Associação Académica da Universidade de Évora faculta uma lista de alojamentos disponíveis.

Ofertas de alojamentos podem também ser consultadas no jornal online da Universidade de Évora, em Classificados .

Conhecer e Viver a UÉ

A Universidade de Évora é uma instituição de ensino superior público universitário, cujas origens remontam a 1559. Tendo sido encerrada no século XVIII, a Universidade reabre novamente em 1973. Atualmente está organizada em departamentos, agrupados em escolas, relacionadas com domínios científicos específicos:

  • Escola de Artes
  • Escola de Ciências e Tecnologia
  • Escola de Ciências Sociais
  • Escola Superior de Enfermagem São João de Deus

Integrado na própria cidade, o campus universitário  compreende um conjunto de edifícios de grande valor patrimonial que testemunham diferentes períodos históricos. Fora da cidade, a Universidade estende-se ao Núcleo da Mitra, a 12 Km. Existem ainda duas herdades experimentais e várias unidades espalhadas por diferentes cidades do sul de Portugal, onde são desenvolvidas atividades de ensino e investigação.

A Universidade tem cerca de 5376 alunos inscritos em formação inicial, 2964 de Mestrado, 185 de Pós-graduação e de Pós-licenciatura e 870 de Doutoramento, aqui exercem funções 670 docentes (cerca de 70% são doutorados) e 401 funcionários não docentes.

O Dia da Universidade  é o dia 1 de novembro , retomando a tradição que remonta a 1559, ano da Fundação da Universidade de Évora. Esta data é tradicionalmente aproveitada para a cerimónia de abertura solene das aulas do ano letivo em que ocorre.

Transporte Percurso Évora-Mitra-Évora

Horário / circuito

O horário de transporte de passageiros para o percurso Évora-Mitra-Évora (circuito em anexo) é o seguinte:

  • 08:30 – Évora - Mitra
  • 12:35 - Mitra - Évora
  • 13:15 – Mitra - Évora
  • 14:00 – Évora - Mitra
  • 18:05 – Mitra - Évora

Portal do Emprego

O Portal do Emprego da Universidade de Évora, integrado na rede internacional de portais de emprego Trabalhando, disponibiliza ofertas de emprego da comunidade "Trabalhando", ofertas exclusivas para membros da Universidade de Évora e inclui diferentes canais de informação, cuja gestão a seguir se determina, que privilegiam a divulgação de outras oportunidades e de atividades promovendo e o encontro entre a oferta e a procura de emprego, a Universidade, os seus diplomados e as empresas (entidades empregadoras).