Matrículas e Inscrições
A matrícula é o ato pelo qual o estudante se vincula à Universidade, adquire a qualidade de estudante e o direito à inscrição num dos seus cursos.
A inscrição em frequência é o ato que faculta ao aluno a frequência das unidades curriculares de um curso.
Matrículas
Com a matrícula adquire o estatuto de estudante da Universidade de Évora
, sendo-lhe atribuído um número de aluno. Desde que não interrompa os estudos ou não peça a sua anulação, a matrícula mantém-se válida até ao final do seu curso.
COMO EFETUAR A MATRÍCULA
Poderá efetuar a sua matrícula on-line
sem ter que se deslocar à universidade de Évora (Consulte o
Guia de matrícula on-line
)
. Para tal deve
rá aceder ao Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIIUE) em http://siiue.uevora.pt
.
Procedimentos para efetuar a matrícula:
- 1º - Aceda ao SIIUE
através do endereço: http://siiue.uevora.pt
-
2º - Utilize as credenciais de acesso – Nome de utilizador (e-mail) e Palavra-passe) – a mesma utilizada na candidatura.
ATENÇÃO: os colocados pelo Concurso Nacional de Acesso, ainda não possuem credenciais de acesso, como tal, têm de começar por se registar no SIIUE de modo a poderem realizar a sua matricula (ver Guia de Registo de novo Utilizador
)
- 3º - Após a autenticação, e para iniciar o processo de Matrícula, aceda à opção Matrículas
PRÉ-REQUISITOS: A matrícula terá de ser obrigatoriamente efetuada presencialmente
, nos prazos estipulados no Calendário de Procedimento Académico
, nos Serviços Académicos, mediante entrega de impresso de pré-requisitos devidamente preenchido por médico, caso efetue matrícula numa licenciatura ou mestrado integrado que contemple pré-requisitos
(formulários disponíveis no site da DGES
), nomeadamente:
COMO VALIDAR A MATRÍCULA
Nos termos do art.° 7 do Regulamento de Candidaturas de acesso e ingresso na Universidade de Évora - Ordem de Serviço n.° 3/2018
, deverá apresentar após efetuar matricula, no Balcão do Estudante nos Serviços Académicos da Universidade de Évora, documento de identificação e visto (quando aplicável).
No caso de não apresentar o documento de identificação e o visto até 30 de setembro do ano de ingresso ou no ato da matrícula, se esta for efetuada após esse prazo, a matrícula será anulada
. Até que se efetue o referido procedimento não será inscrito nas unidades curriculares do curso a frequentar, nem será possível a obtenção de comprovativo de matrícula/inscrição, nem nenhum certificado de aproveitamento.
COMO EFETUAR INSCRIÇÕES NAS UNIDADES CURRICULARES (DISCIPLINAS) QUE PRETENDE FREQUENTAR NO ANO LETIVO
No ato de matrícula fica automaticamente inscrito nas unidades curriculares obrigatórias, mas deverá realizar, on-line nos prazos estabelecidos no Calendário de Procedimentos Académicos
, as inscrições nas unidades curriculares optativas
(caso tal seja contemplado no plano de estudos do curso em que ingressa), podendo nesse período alterar as inscrições
efetuadas automaticamente no ato da matrícula.
Após efetuar a matrícula, receberá um e-mail com informação no qual constará o seu nome de utilizador e palavra-passe, para aceder ao Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora
, na qualidade de aluno da UÉ, e
onde deverá efetuar as inscrições
(dos semestres ímpar e par do ano letivo 2018/2019) nas unidades curriculares optativas e/ou Obrigatórias Alternativas (no caso do plano de estudo contemplar estas). Poderá consultar o plano estudos no seu perfil de aluno no SIIUE. Consulte ainda o Guia Rápido de Inscrições On-Line
.
PRAZOS DE MATRÍCULAS
- Licenciatura e Mestrado Integrado
- Concurso Nacional de Acesso
- Colocados na 1.ª fase: de 10 a 14 de setembro de 2018
- Colocados na 2.ª fase: de 27 de setembro a 1 de outubro de 2018
- Colocados na 3.ª fase: 12 a 16 de outubro de 2018
- Concurso Local de Acesso e Ingresso na Licenciatura de Música
- Colocados na 1.ª fase:
de 27 de julho a 3 de agosto de 2018
- Matrículas após redistribuição de vagas - 1.ª fase (se aplicável): de 8 a 14 de agosto de 2018
- Colocados na 2.ª fase: de 18 a 20 de setembro de 2018
- Matrículas após redistribuição de vagas - 2.ª fase (se aplicável): de 26 a 28 de setembro de 2018
- Concursos Especiais, Mudanças de Par Instituição/Curso e Reingresso
- Colocados na 1.ª fase:
de 27 de julho a 3 de agosto de 2018
- Matrículas após redistribuição de vagas - 1.ª fase (se aplicável): de 8 a 14 de agosto de 2018
- Colocados na 2.ª fase: de 19 a 24 de setembro de 2018
- Matrículas após redistribuição de vagas - 2.ª fase (se aplicável): de 1 a 4 de outubro de 2018
- Concurso para Acesso e Ingresso de Estudantes Internacionais
- Colocados na 1.ª fase: de 24 de abril a 2 de maio de 2018
- Colocados na 2.ª fase: de 1 a 8 de agosto de 2018
- Doutoramentos, Mestrados e Pó-Graduações
- Colocados na 1.ª fase:
de 27 de julho a 3 de agosto de 2018
- Colocados na 2.ª fase: de 19 a 24 de setembro de 2018
Nota: a disponibilização desta informação não dispensa da consulta do Calendário de procedimentos académicos
e Calendário de candidaturas à Universidade de Évora
Os Serviços Académicos (SAC) da Universidade de Évora situam-se no Edifício Santo Agostinho, na Rua Duques de Cadaval (junto ao Instituto de Emprego e Formação Profissional). Para um atendimento mais personalizado os SAC dispõem de Gestores Académicos que no BALCÃO DO ESTUDANTE
esclarecem todas as dúvidas, com um horário contínuo de atendimento. Clique aqui e consulte o horário disponível
.
MAIS INFORMAÇÕES
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas nas unidades curriculares obrigatórias, optativas e obrigatórias alternativas dos semestres ímpar e par, existindo anualmente um período
único
de inscrições.
A inscrição é realizada no SIIUE
. Para obter ajuda no processo de inscrição, consulte o Guia Rápido de Inscrições On-Line
NENHUM ALUNO PODERÁ, A QUALQUER TÍTULO, FREQUENTAR OU SER AVALIADO NUMA UNIDADE CURRICULAR SEM NELA ESTAR INSCRITO.
O aluno ao não estar inscrito no ano letivo, não pode frequentar qualquer unidade curricular
nem entregar projeto de dissertação/trabalho projeto/estágio, pelo que não poderá realizar nem ser avaliado em qualquer componente do plano de estudos, perdendo assim o vínculo como aluno da Universidade de Évora, ficando sujeito a reingresso
no ano subsequente.
Nos termos do n.º 4 do artigo 23.º do Regulamento Académico
a inscrição em Unidades Curriculares de um ano curricular só é possível se o estudante tiver aproveitamento, creditação ou estiver inscrito em todas as UC do(s) ano(s) curricular(es) antecedentes, salvaguardando-se as eventuais precedências.
Os alunos de 3º e 2º ciclo ou Mestrado Integrado
, que tenham concluído a parte curricular e ainda que contem em entregar as suas teses/dissertações/trabalho projeto/relatório de estágio conforme o prazo definido no Calendário de procedimentos académicos
, deverão inscrever-se à UC respetiva para o próximo ano, assegurando assim a continuidade do seu curso caso não venha a entregar o trabalho no prazo previsto.
Nos termos do regulamento de propinas, após entrega das teses/dissertações/trabalho projeto/relatório de estágio, no âmbito do 2º e 3º ciclo, são devidas apenas as prestações de propinas vencidas,
sendo contudo os estudantes de ingresso ou reingresso em 1º ano, sujeitos ao pagamento na íntegra das propinas de dois anos letivos no caso de 3º ciclo e de um ano letivo no caso de 2º ciclo.
Os alunos podem inscrever-se no máximo a 72 ECTS
, não podendo em caso algum ser requerida a inscrição a mais ECTS. No caso dos alunos de 1º ano, dos cursos de 1º ciclo e de Mestrado Integrado, só será possível efetuar inscrições a um máximo de 60 ECTS (com exceção dos estudantes que se inscrevam em unidades extracurriculares e os que obtiverem creditações, que poderão inscrever-se no máximo a 72 ECTS).
Durante o período de inscrição pode efetuar todas as alterações que pretender, desde que se mantenha inscrito a pelo menos uma UC do curso a que se encontra matriculado.
Após o fim do período de inscrição pode realizar alterações à inscrição
nas unidades curriculares do semestre ímpar e do semestre par
, no prazo definido no Calendário de procedimentos académicos
.
Poderá consultar os horários dos semestres Ímpar e par, no seu perfil de aluno no SIIUE.
Prazos de Inscrição -
Ano letivo 2018/2019
- Inscrições de época normal (Semestre ímpar e par):
- Inscrição em UC's obrigatórias e/ou optativas (período único para o ano letivo): de 26 de julho a 14 de agosto de 2018
- Alterações de inscrição (Semestre ímpar e par) : de 10 de setembro a 4 de outubro de 2018
- Período de alteração de inscrições de UC's do semestre par: de 11 a 25 de fevereiro de 2019
- Inscrição em unidades extracurriculares
- 1.ª fase (para UCs de semestres ímpar e par): de 10 de setembro a 4 de outubro de 2018
- 2.ª fase (para UCs de semestres par): de 11 a 25 de fevereiro de 2019
- Inscrições para Exames de Época Especial:
- Em UCs do ano letivo (para alunos abrangidos pelos regimes especiais previstos no RAUÉ): de 15 a 17 de julho de 2019
- Para melhoria de nota (quando o estudante reúne as condições para inscrição): de 15a 17 de julho de 2019
- Inscrições para Exames de Época extraordinária: de 28 de agosto a 2 de setembro de 2019
Informações Adicionais:
Comprovativo de Matrícula e Inscrição
O Comprovativo de Matrícula e Inscrição
é gratuito
e deve ser emitido anualmente, fazendo este prova da:
- Condição de estudante no presente ano letivo
- Frequência do curso em determinado ano letivo
- Lista de Unidades Curriculares a que o estudante está inscrito em determinado ano letivo
Este comprovativo pode ser utilizado para fins de:
- Abono de família
- ADSE
- Vistos
- Pedidos de empréstimo bancário
- Pedido de estatuto de Trabalhador-Estudante (junto da entidade empregadora)
- etc.
Condições para obtenção do Comprovativo de Matrícula e Inscrição:
Qualquer estudante activo e com inscrições válidas em determinado ano letivo, deverá obter o seu comprovativo de Matrícula e Inscrição online.
Sempre que faça uma alteração nas Unidades Curriculares a que se encontra inscrito, deve obter um novo Comprovativo de Matrícula e Inscrição de modo a este refletir essa alteração.
Como obter o Comprovativo
O comprovativo de Matrícula e Inscrições deve ser obtido online, pelo próprio aluno, através do seu perfil de ALUNO no SIIUE
. Para tal, aceda ao SIIUE com os dados de autenticação habituais, e através do menu principal escola a opção Documentos » Comprovativos
, seguido da opção Matrícula e Inscrição
.
NOTA:
O Comprovativo de Matrícula e Inscrições emitido através SIIUE é assinado digitalmente nos termos previstos no regime jurídico dos documentos eletrónicos e da assinatura digital, Decreto-Lei n.º 290-D/99, de 2 de Agosto, com as posteriores alterações. O documento possui ainda um código de validação que permite a qualquer entidade externa, validar através do SIIUE, a validade do mesmo.
Deste modo, este Comprovativo não será assinado/carimbado pelos Serviços Académicos uma vez que o mesmo já possui os elementos necessários à verificação da sua validade e autenticidade.
Informações Complementares
REGIMES ESPECIAIS DE PROPINAS
No ato de matrícula ou inscrição, deverá indicar se pretende ou não pedir algum tipo de regime especial de propinas (propina mínima, tempo parcial, candidato a bolsa de outra instituição, propina paga por outra instituição, entre outros), podendo consultar o Guia de Regimes Especiais de Propinas
, onde consta informação sobre as condições e a documentação necessária para poder requerer esses regimes.
No caso de requerer algum regime especial de propinas, o pedido será analisado no prazo máximo de 15 dias após a matrícula, sendo em seguida notificado se o pedido foi deferido ou indeferido, sendo nessa data disponibilizado o valor de propina devido em 2018/2019.
REGIMES ESPECIAIS DE FREQUÊNCIA
No ato de matrícula ou inscrição, deverá registar se pretende pedir ou não algum tipo de regime especial de frequência (trabalhador estudante, mãe ou pai estudante, necessidades especiais, entre outros) podendo consultar o Guia de Regimes Especiais de Frequência
, onde consta informação sobre as condições e a documentação necessária para poder requerer esses regimes.
No caso de requerer algum regime especial de frequência, o pedido será analisado pelos SAC sendo posteriormente notificado se o pedido foi deferido ou indeferido.
SIIUE - SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO DA UÉ
Após concluído o processo de matrícula com sucesso r
eceberá um mail com o seu nº de aluno, com o nome de utilizador
e palavra-passe
que lhe permite o acesso ao SIIUE
, e onde poderá:
-
- Consultar o Plano de Estudos do seu curso
- Obter os Horários (menu do lado direito do seu perfil de aluno)
- Efetuar ou alterar inscrições, nos prazos definidos no calendário
de procedimentos académicos
- Creditação de formação
- Informação sobre prescrição
- Ver valores devidos de propinas e obtenção de referências para pagamento através de multibanco ou Paypal das prestações de propinas (ver Guia Valores em Pagamento
)
- Consultar regulamentação (Calendário escolar, Regulamento Escolar Interno, Guias de Procedimento, Newsletter trimestral dos SAC
- Submeter requerimentos on-line
CARTÃO DE ESTUDANTE
O Cartão de Estudante é obrigatório e emitido pelo Banco Santander
Após efetuada a sua matrícula, na qual obrigatoriamente deverá introduzir a fotografia, o cartão de estudante será emitido e será posteriormente notificado assim que o mesmo esteja disponível.
BOLSAS DE ESTUDO E ALOJAMENTO EM RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS
-
As candidaturas a bolsa de estudo da DGES – Direção-Geral do Ensino Superior são efetuadas on-line
e ocorrem em datas aprovadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, divulgadas atempadamente na página
www.sas.uevora.pt
Os candidatos que já concorreram a bolsa de estudo em anos anteriores poderão voltar a utilizar as credenciais de acesso (código de utilizador e palavra passe) que já lhe foram atribuídas.
Os candidatos que ainda não as possuam deverão contactar a Divisão de Apoio ao Aluno, pelo endereço de e-mail
daa@sas.uevora.pt
.
Para efetuar a candidatura deverão aceder a: https://www.dges.pt/wwwBeOn/
- Consulte informação no site da DGES relativa ao Apoio ao Estudante em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/outros-apoios?plid=373
-
Quanto ao Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora
, este foi criado com o objetivo de apoiar alguns alunos que não foram contemplados com a bolsa de estudo da DGES-Direção-Geral do Ensino Superior.
As candidaturas ao mesmo são efetuadas on-line no SIIUE perfil de aluno, em datas a aprovar e divulgar.
- As candidaturas a alojamento
ocorrem, após efetuada a matrícula, em situação presencial, junto dos Serviços de Ação Social.
Para obter mais informações, deverá dirigir-se à Divisão de Apoio ao Aluno dos Serviços de Ação Social da Universidade de Évora, no Edifício Santo Agostinho, sito na Rua Duques de Cadaval (junto ao Instituto de Emprego e Formação Profissional) -Web: www.sas.uevora.pt
ALOJAMENTO PRIVADO
Aceda à Plataforma de Alojamento da AAUÉ http://alojamento.aaue.pt/
para consultar ofertas de arrendamento de casas em Évora.
BIBLIOTECA
Deverá dirigir-se à Biblioteca Geral da Universidade de Évora
para obter informações sobre como pode beneficiar dos serviços da Biblioteca, nomeadamente, do serviço de empréstimo domiciliário, salas de leitura e salas de estudo.
Consulte o Regulamento da Biblioteca Geral da Universidade de Évora
.
SEGURO ESCOLAR
O seguro escolar tem o valor anual de 2,95€ e é obrigatório para todos os alunos matriculados e inscritos na Universidade de Évora. Para informações complementares consulte o documento Seguro Escolar - Guia de Procedimentos